Guia Prático da Bilu Perfumada IV

Amores cheirosos e não tão cheirosos assim, no último post em que falei sobre perfumes tratei sobre as notas de uma fragrância e como elas se unem pra formar aquele perfuminho gostoso (ou não) que você compra na perfumaria, tão lembrados? Se esqueceu, isso é coisa da maconha que você fuma todo dia. Vai ficando lesado mesmo... Fika a dika. No post de hoje, tentarei falar um pouco sobre as terríveis famílias olfativas!

GUIA PRÁTICO 
DA BILU PERFUMADA 
PARTE IV
BY MADDYRAIN

Antes da xente começar, o que é uma família olfativa e pra que ela serve? As famílias olfativas são os "tipos" ou classificações de perfumes e, na minha opinião, só servem pra complicar as coisas. Hoje em dia, são tantas as famílias que é quase impossível não se perder ao tentar classificar um perfume. Eu sei que há vários perfumes fáceis de serem classificados como amadeirados ou florais, mas a relação entre as notas pode gerar diversos sub-grupos. Além disso, não há uma classificação única, universal e aceita por todos e vários estudiosos e perfumistas propõem diferentes classificações.
No fim das contas, as famílias olfativas servem pra ajudar as marcas a vender seu peixe e você a comprar o seu perfume favorito. Simples assim. Quando a Chanel anunciou que lançaria um amadeirado aquático (Bleu de Chanel), o povo perfumista ficou de cabelo em pé! Por outro lado, quem se interessa por esse tipo de perfume, ficou empolgado com a novidade.
As "principais" categorias que geram sub-categorias são as seguintes:

Cítricos
São os perfumes com ênfase em notas cítricas (óbvio), como limão, laranja, grapefruit, obtidas através da essência da casca ou folhas dessas (e outras) frutas. Alguns exemplos de perfumes cítricos são Friends (Moschino) e o já extinto What About Adam? (Joop!).

Florais
Geralmente, é mais fácil encontrar perfumes femininos desta família, mas algumas marcas vêm se aventurando pelas flores no caminho. Como é de se esperar, é difícil encontrar perfumes unicamente florais, pois sempre há uma nuance amadeirada ou frutal, por exemplo. Alguns perfumes masculinos florais são Fleur du Mâle (Jean Paul Gaultier) ou o nicho Rose d'Homme (Les Parfums de Rosine).

Fougère ou Aromáticos
São os perfumes mais frescos e geralmente apoiados em notas como lavanda, óleos cítricos ou de ervas como alecrim. São fáceis de serem encontrados entre os perfumes masculinos, principalmente quando aliados a notas marinhas. Alguns exemplos são Acqua de Gió (Giorgio Armani), o temível Azzaro pour Homme (Azzaro) e XS (Paco Rabanne).

Amadeirados
Família super conhecida entre os perfumes masculinos, pois dificilmente um perfume feminino entra completamente nessa categoria. Aqui, o foco está nas notas amadeiradas do começo ao fim, não limitando-as apenas às notas de coração. Alguns (poucos) exemplos são M7 (Yves Saint Laurent), que se joga na nota de oud (ou agarwood, uma nota amadeirada oriental que está MUITO na moda), e Tumulte (Christian Lacroix), com praticamente todos os tipos de cedros do mundo.

Acourados
O nome é feio, eu sei, mas existe! Eu ainda não encontrei um perfume acourado que me remeta ao delicioso cheiro de lojas de sapatos de couro! Procuro, procuro, mas não encontro! Não é minha família favorita, então o único exemplo bom e representativo que me vem à cabeça agora é o falecido Nemo (Cacharel), com sua deliciosa nota de couro com especiarias. 

Orientais
Uma das minhas famílias favoritas! Os perfumes orientais são aqueles com ênfase nas notas quentes de especiarias, como canela, cominho e baunilha, e de incenso. Geralmente, são perfumes mais pesados e perfeitos para dias frios. Um oriental que eu amo é o Opium pour Homme (Yves Saint Laurent)!

Chipres
Essa é uma das famílias que eu mais acho difícil de entender. Basicamente, um perfume chipre é aquele que abre com notas cítricas e evoluem para um fundo amadeirado, com a nota de musgo de carvalho, por exemplo. Eu realmente não possuo nenhum perfume chipre... ou pelo menos, não consigo classificar nenhum que eu tenho assim, mas (posso estar errada!) sempre considerei o Greenergy (Givenchy) um chipre.

Essas famílias se misturam e formam diversas outras sub-famílias, como os perfumes gourmands, os ambarados, os aquáticos e por aí vai. Para você não virar a loka dos perfumes, como eu, foque em umas duas famílias que você mais gosta e procure os perfumes dessa categoria. Eu dou essa dika, mas super não sou adepta dela. Para mim, a beleza e mágica do universo dos perfumes está justamente em cada dia se aventurar uma nova fragrância e surpreender quem lhe rodeia. 
Minha intenção não era descrever com detalhes cada uma das famílias olfativas, já que isso seria muito chato e cansativo, mas sim dar uma ideia geral para que você entenda melhor o que vem escrito no seu catálogo da Avon.

Com esse post, encerro o Guia Prático da Bilu Perfumada, pois acho que todas essas quatro dicas que eu dei são suficiente para que vocês se aventurem nesse mundo de glamour. Perfumes são supérfulos, é verdade, e eu sei que há inúmeras outras coisas mais importantes no mundo, mas meu kool pra quem só pensa isso sobre eles. Perfumes são, em sua essência, obras de arte que merecem ser apreciadas com atenção e que revelam muito mais do quem frasco bonito.

Um beijo,
Maddyrain


Amazing

Album Version
Full Intention Club Mix
Full Intention Dub
Jack 'n' Rory Main Mix
Jack 'n' Rory 7" Vocal Mix
Jack 'n' Rory Vocal Dub


Meu edy é AMAZING:
Alôin, quem fala? George?! George Michael é você?! Xente, que delícia receber sua ligação! Olha, se você tivesse me ligado... assim... vinte anos atrás, eu estaria TODA molhada! Mas hoje em dia, não dá, néam? Aliás, quem dá aqui, pelo visto, é a senhora, néam sua safadjénha? Olha, deixa eu te falar que eu adógo sua música "Amazing"! Uma delícia! Sempre que escuto a versão Original saio dançando pela casa com muito glamour e phynesse. Acho sua voz linda! Sua neca é grande? Aim, tá bom! Não vamos falar de séquiso!

Olha, deixa eu falar que também adógo os remixes de "Amazing"! Tudo muito phyno e conceitual. Os remixes do Full Intention são, como já era de se esperar, chiques. Acho válido o Full Intention Club Mix com aquele clima "vamos dançar em Ibiza".
Aim, tem também aquele Jack 'n' Rory 7" Vocal Mix, que eu super válido. Nunca ouvi falar dos DJs, mas eles acertaram a mão. Uma coisa... assim... meio dub... meio phyno... meio dark room... Você só dá ou também come? Alôin? Alôin? Aim... desligou na minha cara! Bicha abusada!

0 Bilus felizes:

Alô?! Maddyrain chamando!

Você acaba de adentrar as entranhas do mundo de Maddyrain, uma profissional da "náiti guêi" de São Paulo que ama house music e decidiu fazer a boazinha e compartilhar parte de seu acervo musical.

Filhos da Maddyrain

Ocorreu um erro neste gadget

Maddyrain recomenda!

Arquivos da Maddyrain

Você é da caravana de onde?

Clientes:


Mais detalhes da clientela