Guia Prático da Bilu Perfumada II

Amores, no último post sobre o incrível e cheiroso universo dos perfumes falei um pouco sobre os tipos de concentrações e como elas afetam a fixação do perfume na pele do povo. Falei também sobre como e onde comprar perfumes de forma digna. Pouca coisa, eu sei, mas é um assunto que eu adoro falar e escrever sobre, então já viu!
Para a parte II do Guia pensei em falar sobre marcas, famílias olfativas e notas nos perfumes, mas como eu sou a dona dessa budega, decidi falar de outros assuntos mais amplos antes de tratar de detalhes como as diversas famílias nos perfumes. Continuo esperando que a leitura seja proveitosa pros meus fiéis leitores!

GUIA PRÁTICO DA BILU
PERFUMADA

PARTE II
BY MADDYRAIN

Hoje eu vou começar tratando de algo que interessa e muito o cidadão que tá comprando um perfume: a fixação! Na verdade, a gente geralmente só pensa em fixação quando tá experimentando um perfume novo, mas e o rastro? Aliás, não gosto dessa palavra... "rastro". Parece algo tão animal, néam? Eu acabo preferindo o sinônimo em francês, "sillage".
Fixação e sillage são coisas diferentes; um perfume pode ter uma fixação maravilhosa na pele, mas exalar pouco, como o agora relíquia Yohji Homme (Yohji Yamamoto). Ou seja, você e quem te abraçar ou ficar grudando no seu cangote serão os únicos a sentir a fragrância evoluindo.
Há também perfumes com fixação baixa, mas sillage monstruosa durante a curta vida do perfume na pele, como o Versace Man (Versace). E, é claro, há também os perfumes SEM fixação NEM sillage. Fuja desses, néam?

No mundo ideal e utópico, os perfumes têm fixação e sillage excelentes, mas convenhamos... seria um pouco cansativo, néam? Perfumes como The Dreamer (Versace) chegam a ser nauseantes, principalmente nos dias mais quentes. Mas o que ajuda um perfume a ser mais forte que outro?
Bom, meus amores, se fosse apenas a concentração do perfume, tudo seria muito fácil. Tenho alguns eaux de parfum masculinos que não são tão potentes quanto a gente gostaria que fossem, como o Guerlain Homme Intense (Guerlain), que é apenas uma versão mais profunda do tradicional. Geralmente, perfumes cítricos ou aquáticos são mais aéreos e evaporam com mais rapidez, enquanto que orientais e amadeirados permanecem mais tempo evoluindo na pele. Mas é craro que há uma caralhada de exceções, néam? Isso sem levar em conta a qualidade da matéria prima utilizada...

E aproveitando o gancho da qualidade, quando cogitamos comprar um perfume ou roupa, sapato etc., é inegável que a grande maioria de nós consumidores vá pensar quase que instananeamente na marca do que iremos levar pra casa, seja pela qualidade do produto oferecido ou pela modinha do momento. No universo dos perfumes, uma marca famosa nem sempre é tudo nesta vida. Quer um exemplo? Eu fico BOBA de ver como de repente, não mais que de repente, o Michael Kors virou mania nacional no pulso das mulheres! Vou ser bem franca, mas se um bophy me desse o Michael for Men (Michael Kors), eu juro que tacava o frasco pesado na cabeça dele! Perfuminho sem graça!
Grifes famosas em outros setores comerciais, como roupa, por exemplo, nem sempre obtêm o mesmo êxito no mundo dos perfumes. No meinho dos perfumistas, muita xente torce o nariz pros perfumes da Calvin Klein ou Dolce&Gabbana. Eu mesma fujo dos perfumes da D&G!

Então, meu amô, quando você entrar na perfumaria, você irá encontrar perfumes de celebridade, como a linha da Britney Spears (que eu FELIZMENTE não conheço nenhum), da Jennifer Lopez ou até mesmo da Paris Hilton (que eu já tive todos os masculinos. Beijo). Em outro canto, você vai encontrar a ala dos perfumes mais populares e que são vendidos em algumas farmácias também, como Joop! Aliás, meus amores, esse conceito de "perfume de farmácia" só tem aqui mesmo. Lá fora, é MEGA comum encontrar marcas mais conhecidas em farmácias!
Bom, continuando após o desabafo, temos também a seção dos perfumes de marcas mais conhecidas e cool, como Calvin Klein, Bvlgari, Armani etc. Em algumas perfumarias você também encontrará fragrância das marcas tidas como de luxo, como Chanel, Guerlain e Hermès. E, por fim, os perfumes de nicho, que são muito difíceis de serem encontrados no Brasil.

A perfumaria de nicho busca oferecer ao cliente perfumes mais inusitados e exclusivos, o que pra mim é uma GRANDE balela. Uma vez que eu e mais 500 pessoas temos a oportunidade de comprar um mesmo perfume, ele deixa de ser exclusivo. Aliás, já não é mais exclusivo quando a segunda pessoa comprou, mas enfim. Na maioria das vezes, os perfumes de nicho não se preocupam com a aparência estética de seus perfumes, então o foco da atenção é dado à escolha das matérias primas do que ao planejamento de frascos mirabolantes. Muitas marcas utilizam o mesmíssimo frasco para TODOS os perfumes de sua linha com algumas pequenas variações.

Pela qualidade (às vezes duvidosa) dos materiais utilizados, os perfumes de nicho geralmente custam o olho de todos os kools imagináveis dessa vida e se tornam exclusivos mais pelo preço do que pela qualidade em si. Confesso que só fui virar minha atenção aos perfumes de nicho mais recentemente e não conheço tantas coisas como eu gostaria, mas gosto dos perfumes de grifes como Comme des Garçons, Bond No. 9 e Serge Lutens (que aliás não tenho nenhum por enquanto).
No fundo no fundo, meus amores, tanto faz se você usa um Avon ou um Serge Lutens se quem lhe rodeia tá cagando e andando pra perfumes. Várias vezes já enchi a boca pra responder Hoje eu tô de Comme des Garçons! e o bophy falar assim Ah, tá. Meu kool, néam!?

Antes de encerrar o assunto por hoje, vou falar dos flankers. Flankers são a maneira suja e sórdida das marcas... praticamente TODAS marcas de perfumes (mainstream e de nicho)... ganharem mais dinheiro com quem gosta de perfume. Os flankers são as edições limitadas, edições de verão ou variação de concentração de um perfume já lançado.
Um exemplo PERFEITO de flanker é a linha CK One da Calvin Klein. O clássico CK One foi lançado em 1994 e de lá pra cá foram lançadas exatas treze variações! Uma loucura! Aliás, a Calvin Klein adora lançar um flanker! Quase todo seu catálogo de perfumes possui flankers!

O mais bizarro é que em muitos casos o flanker muda completamente o perfume original. Ainda falando do CK One, o primeiro CK One Summer, lançado dez anos após o tradicional, não tem NADA a ver com sua fonte de inspiração. Por que não lançar um perfume novo, com novo nome, nova embalagem e novos modelos ao sol? Pra não perder dinheiro, meus amores! O flanker ajuda, e muito, a manter viva na memória dos consumidores perfumes que já foram lançados, mesmo aqueles com apenas um ano de prateleira.
Eu particularmente sou curiosa com flankers. Sempre fico pensando o que mudaram na versão original. Às vezes a surpresa é agradável, outras nem tanto. Mas, enfim, não é justamente disso que se trata o universo dos perfumes? Conhecer novas fragrâncias, senti-los na pele e imaginar o que as pessoas irão pensar ao passar por você e sentir seu sillage?

Ou seu rastro, pras bilus mais animalescas do recinto.

No próximo post sobre perfumes falarei FINALMENTE sobre famílias olfativas e, quem sabe, notas. Preparem-se porque o babadu é denso!

Um beijo,
Maddyrain

That's What I Think
LP Edit
Live Version
Remix
Musto Club Mix
Musto Tribal Mix
Musto Dub Mix
Vasquez Club Mix
Vasquez Club Dub
Vasquez Deep Mix
Vasquez Early Morning Mix (thanx to Cindi Loka!)
Vasquez Factory Mix (thanx to Wanna Have Fun Club!)
Vasquez Tribal Mix

Vasquez Urban Dance Mix
Vasquez Urban 7" (thanx to Cindi Loka!)
Vasquez Hip Hop Vocal Mix
(thanx to Cindi Loka!)
Jr.'s Slugger Mix

The concrete jungle's really going crazy...

Eu só penso naquilooooo:
Alôin, é da residência da Cindi Loka? Aim, da Cyndi Lauper, sorry! Éam a Maddyrain. Faz o favô de chamar a Cyndi? Eu espero! Alôin, Cyndi Lauper? Inhaim, aqui é a Maddyrain, tá lembrada? A xente se conheceu naquela buatchi! Isso! Eu tô te ligando pra falar que tive a audácia de postar "That's What I Think" no meu blog! Você vai me processar? Naum? Aim, então tá bom!
Olha, gata, eu sei que a música não foi lá aquele sucesso no mundo todo, mas super toca na minha casa, viu? Acho super bonitinha e vou falar pro povo baixar a LP Edit pra conhecer também. Eu gosto da mensagem que você tenta passar com a letra.

Mas deixa eu te falar, que ideia de jerico foi essa de chamar o Tommy Musto, hein? Os remixes dele estão bem longe de serem interessantes, néam? Como eu acho o Club Mix muito grandinho pra mesmice que ele se propõe, vou falar pro povo baixar o Remix que tá muito bom só pra conhecer.
Você devia ter ficado só com o produtor da versão original, o Junior Vasquez, néam gata? Ainda mais que ele SUPER acertou nos remixes pra "That's What I Think"! O Vasquez Club Mix é uma delícia, gata. Já dublei horrores no meu quarto! Um dance super gostosinho e válido. Sei que o Vasquez Deep Mix não muita lá muita coisa, mas eu gosto de coisas deep, gata. Sacou? O gato até se arriscou em algo mais r'n'b com glamour e fez bonitinho com o Jr.'s Slugger Mix! Um verdadeiro talento, néam? Será que rola da senhora entrar em contato com ele pra mim? Eu queria remixar uma música que eu criei feita só com peidos e arrotos. Alôin? Alôin? Cyndi, você tá aí? Aim, que safada! Desligou na minha cara! Atrevida!

Maddyrain não tem, Maddyrain quer:
Olha, eu já até desisti! São anos e mais anos procurando esses remixes do inferno e nada! A cidade inteira tem essa listinha de remixes embaixo do meu telefone no adesivo que colei pelos orelhões da cidade e até agora nada!

musto radio mix 3:55
vasquez urban dub mix 6:14
vasquez hip hop dub 5:46
vasquez bonus beats 4:41

3 Bilus felizes:

Anônimo disse...

thank you, please more cyndi lauper

Anônimo disse...

the link is dead.
please new link

Maddyrain disse...

Honey, all old posts were deleted by MediaFire Shit. So sorry... :(

Alô?! Maddyrain chamando!

Você acaba de adentrar as entranhas do mundo de Maddyrain, uma profissional da "náiti guêi" de São Paulo que ama house music e decidiu fazer a boazinha e compartilhar parte de seu acervo musical.

Filhos da Maddyrain

Ocorreu um erro neste gadget

Maddyrain recomenda!

Arquivos da Maddyrain

Você é da caravana de onde?

Clientes:


Mais detalhes da clientela