Guia Prático da Bilu Perfumada I

Não faz muito tempo, falei sobre perfumes aqui no blog. Tá lembrado, meu amô? Aposto que com tanto padê na cabeça, naum, néam?! Fui num post lá em julho com o Elton John! A loka, faz tempo sim! Enfim, desde então, venho ensaiando começar a falar sobre perfumes, uma das minhas paixões, aqui no blog, mas sempre fui empurrando pra depois. Bom, eis que chegou o momento!
Como o assunto é muito rico e cheio de coisinhas, não dá pra escrever tudo num post só. Ou seja, meus amores, vou distribuir o babadu todo em várias doses homeopáticas. Os leitores mais interessados no assunto poderão tirar suas dúvidas e se eu conseguir respondê-las, a xente vai conversando e trocando figurinhas. Entaum, meus amores, espero que vocês gostem do assunto e se não gostarem, vão à merda!

GUIA PRÁTICO DA BILU PERFUMADA
PARTE I
BY MADDYRAIN

Antes da xente começar a falar de perfumes, quero deixar bem claro que não sou nenhuma expert no assunto. Como já escrevi lá no post do Elton John (aliás, mega recomendo novamente os remixes do Junior Vasquez pra música), os perfumes são uma das minhas paixões e onde eu invisto grande parte do meu ryko dinheirinho. Da mesma forma, apesar de conhecer e já ter sentido várias fragrâncias, não sou uma enciclopédia ambulante. Não conheço tudo, principalmente no setor feminino. Ou seje, algumas perguntas ficarão sem respostas.

Além de tudo isso, meus amores, sabem aquele velho clichê de que perfumes envolvem química e mudam de pessoa pra pessoa? Entaum, é verdade. Não adianta achar que certo perfume irá fixar ou ficar bom na sua pele só porque sua amiguêi tem e nela fica ótemo, porque não é assim que funciona. Por isso, vou começar falando sobre como comprar perfume e onde comprar. Também vou aproveitar pra falar sobre concentrações e gêneros dos perfumes.

Bom, "perfume" é a palavra genérica pra designar um mundo de coisas e pra facilitar nossa vida. Já pensou o esnobismo de ir comprar seu Joop! Homme (Joop!) e pedir pra moça "Aim, eu tô procurando o eau de toilette Joop! Homme. Você tem?". A mulher vai te olhar com cara de Oguê?!. A principal diferença entre os perfumes começa pela concentração de cada um. Se todos os perfumes fossem perfumes mesmo, a xente viveria num mundo nauseante!
Basicamente, pra simplificar, os principais tipos de concentração que vocês encontrarão são:

Parfum ou Pure Parfum - é o extrato puro do perfume mais concentrado e denso. Geralmente, é mega mais caro e raro. Nem todo perfume tem sua versão parfum para venda.
Eau de Parfum - tipicamente, os perfumes femininos possuem essa concentração devido às diferenças da pele das moças e dos moços, mas isso não impede que alguns poucos masculinos sejam vendidos nessa concentração.
Eau de Toilette - a concentração mais comum de ser encontrada e engloba, na sua maioria, perfumes masculinos ou edições de verão, por serem mais leves.
Eau de Cologne ou apenas Cologne - ainda mais suave que um eau de toilette.

A concentração afeta a fixação de um perfume de maneiras diferentes. Nem todo eau de parfum feminino é um exageiro de fixação, assim como muitos eaux de toilette masculinos fixam absurdos, como o já mencionado Joop! Homme, que pode até mesmo se tornar uma entidade por conta própria, e o A*Men (Thierry Mugler). Normalmente, perfumes na concentração eau de cologne são mais suaves e aéreos. O negócio, meus amores, é provar e sentir o que você quer comprar na pele.
Não é difícil também encontrar algum eau de toilette seguido de palavras como "extreme", "intense", "concentrée" ou algo do tipo pra indicar alguma concentração mais forte na sua estrutura. Enfim, meus amores, tudo pra confundir ainda mais a sua linda cabecinha!

Antes de entrar no assunto sobre como comprar perfumes, vou falar rapidamente de gêneros na perfumaria. Quando eu comecei a colecionar perfumes, era super preconceituosa e achava que perfumes vendidos como femininos eram limitados APENAS a mulheres e os masculinos aos homens. Você começa a sentir perfumes novos e diferentes e acaba mudando sua opinião com o tempo.
Hoje em dia, acho que você tem usar o que gosta, mas tenho lá minhas ressalvas com perfumes femininos muito florais. Eu não gosto de sair de casa parecendo uma passiflora... Fika a dika. O clássico exemplo de perfume perfeitamente unissex é o CK One (Calvin Klein), que popularizou esse gênero na década de 90. Cabe a você, que irá comprar e usar o perfume, saber e ter consciência do que tá usando, néam?

Entaum, fica a pergunta, meus amores, como comprar perfume? Eu vou dar a dika de exatamente o que eu NÃO faço. Como já falei, perfume é algo pessoal e variável. Pra presentear, ou você deve conhecer a pessoa muito bem pra saber o que ela geralmente usa e gosta ou você já vai com o nome anotado do que ela tá procurando pra não ter chances de errar!
Se estiver comprando pra você mesmo, vá numa perfumaria e sinta o perfume na pele. Não compre logo de imediato. O perfume evolui, não é estático (na maioria das vezes). As notas que você sente quando borrifa um perfume dificilmente serão as mesmas durante o tempo em que ele estiver na sua pele e isso pode afetar sua decisão de compra. Se você mora no kool do mundo onde perfumaria é significado de drogaria, as coisas ficam mais difíceis. Mude-se pra cidade grande, meu amô! Sai desse buraco!

Felizmente, o que não faltam são opções pra se comprar seu perfume favorito, seja na Internet ou nos shoppings. Eu geralmente fujo de lojas físicas, pois os preços são mais caros. Prefiro compras pela Internet, como em sites de leilão, onde os preços caem das alturas. Outra opção divina são os freeshops! ADÓGO um freeshop, principalmente o de Buenos Aires! A loka! É um mundo de perfumes todos disponíveis pra você borrifar, conhecer e se esbaldar. Mas, da mesma forma, pra você parcelar em oitenta vezes aquele perfume que sempre quis, o melhor é se jogar nas lojas físicas ou virtuais que oferecem essa possibilidade. É tudo uma questão de pesquisar preços.

Pra finalizar, o nome dos perfumes são, geralmente, em francês ou inglês, a começar pelas concentrações. Não saber como pronunciar algum perfume é normal, mas se joga no YouTube e procura algum comercial pra não passar vergonha. Hoje em dia, o que mais se encontra lá são resenhas de outros amantes de perfumes, mas atenção porque já ouvi cada assassinato à língua francesa que até chorei, viu? Eu sei que é pura frescura, mas é mais bonitinho saber pronunciar direito (ou o mais próximo possível) L'Instant pour Homme (Guerlain) do que falar "linstanti pour ómi". Fika a dika valiosa!

No próximo post sobre perfumes, vou falar um pouco sobre notas, famílias olfativas e marcas!

Um beijo,
Maddyrain

Summerfling

Radio Edit
Properllerheads Mix
Victor Calderone Extended Vocal Remix
Victor Calderone Radio Mix
Victor Calderone Dub Version
Wamdue's Summer Bliss Extended Mix
Wamdue's Makin' Me High Dub
Ananda's Sweet Bird of Summer Extended Mix
Ananda's Sweet Dub of Summer

The smell of Sunday in our hair...

Chupa meu edy suado no verão:
Aim, eu acho que minhas leitoras sapas, se é que as tenho, devem me adorar! Só aqui mesmo pra aparecer tanta K.D. Lang! Uma loucura! "Summerfling" foi o último single da bunita com remixes lançados. K.D. Lang, fika a dika, a biluzada gosta de dançar você na buatchi! Enfim, "Summerfling" é bem bonitinha e me faz lembrar de verão. Podem pegar a Radio Edit pra conhecer.

Nem lembro a última vez que o Victor Calderone apareceu por aqui no blog! Que loucura! O moço era tão bom e sumiu sem deixar vestígios! Tem tanta coisa ruim que não some assim, néam Marcelo Teló?! Se você viveu a época Calderone já sabe o que esperar do Victor Calderone Extended Vocal Remix. Uma coisa meio remanescente de "Ray of Light" da Madonna.
O Wamdue's Summer Bliss Extended Mix é menos pintoso e mais bonitinho, mas podia ser mais housezinho. Tem tudo pra ahazzar, mas para no meio do caminho. Por fim, o remix mais gostosinho de hoje, o Ananda's Sweet Bird of Summer Extended Mix. Gosto das batidinhas com o violão, os sonzinhos de natureza... enfim, um remix pra relaxar e deixar tocando enquanto você limpa a casa. Uma delícia!

Maddyrain não tem, Maddyrain quer:
Aim, tudo promocional! Um saco pra conseguir! Vátománoboga!

victor calderone club edit 6:30
victor calderone instrumental 6:30
wamdue's summer bliss single edit 4:27
wamdue's summer bliss a capella 5:40
wamdue's summer bliss instrumental 6:25
ananda's sweet bird of summer single edit 4:27
ananda's sweet bird of summer instrumental 8:40

0 Bilus felizes:

Alô?! Maddyrain chamando!

Você acaba de adentrar as entranhas do mundo de Maddyrain, uma profissional da "náiti guêi" de São Paulo que ama house music e decidiu fazer a boazinha e compartilhar parte de seu acervo musical.

Filhos da Maddyrain

Ocorreu um erro neste gadget

Maddyrain recomenda!

Arquivos da Maddyrain

Você é da caravana de onde?

Clientes:


Mais detalhes da clientela